Gestão de Varejo: Diagnóstico organizacional aplicado em empresa varejista do setor moveleiro em cidade de pequeno porte do MS
Resumo
O presente trabalho consistiu na realização de um diagnóstico organizacional da empresa X. Para realização do diagnóstico, foram realizadas visitas para observação e diálogo com gestores e funcionários no período de setembro a novembro de 2018. As informações obtidas foram analisadas e a partir dos dados, construiu-se uma Matriz SWOT, com a identificação de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Realizou-se também de uma pesquisa de opinião com consumidores da cidade de Naviraí, com o objetivo de identificar o comportamento de compra de móveis e sua percepção sobre a empresa X. A partir dos fatores identificados, são sugeridas ações para a empresa, visando ampliar sua penetração de mercado. Os resultados apresentados podem contribuir com o desenvolvimento da organização, apoiando a tomada de decisão dos gestores. A socialização dos resultados por meio desse trabalho poderá contribuir para que outras organizações possam identificar a importância do diagnóstico organizacional para a gestão estratégica no varejo de móveis.