MODELO GENERALIZADO DE APLICAÇÃO DE FERTILIZANTE: Uma proposta via modelagem matemática inteira mista

  • Matheus Vanzela Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Hugo Monteiro Aguiar IFMS/Nova Andradina
Palavras-chave: Modelo Matemático, Gestão de Custos, Aplicação de Fertilizantes

Resumo

Foi proposto um modelo matemático inteiro misto para otimizar a compra de fertilizantes necessários na etapa de correção do solo para plantio. Foram consideradas restrições de compatibilidade entre as fontes e 5 diferentes demandas dos principais nutrientes na etapa de correção, Nitrogênio, Fósforo e Potássio (N-P-K). O modelo foi programado em Python 3.7 com a biblioteca PuLP e resolvido com o solver COIN-CBC. Foi apresentado como resultado os dados de saída detalhados por custos totais e volume necessário para 1 hectare. Os resultados preliminares indicam que o modelo é factível, para os 5 testes realizados as soluções diferiram da prática usual pois foram encontradas soluções com mais combinações entre os produtos disponíveis, enquanto que usualmente são utilizadas apenas um produto formulado ou uma combinação entre fontes simples.

Referências

REFERÊNCIAS

ARENALES, M.; ARMENTANO, V.; MORABITO, R.; YANASSE, H. Pesquisa Operacional. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

CONAB, C. N. DE A. Indicadores da Agropecuária. Brasília, 2019.

LOPES, A. S. Manual de Fertilidade do Solo. São Paulo, 1989.

MILANESI, J. H. Adubação Da Cultura Da Soja Baseada Nos Teores Mínimos De Fósforo E Potássio No Solo. Dissertação. , p. 73, 2015.

IEA. Instituto de Economia Agrícola - SP. Preços médios mensais pagos pela agricultura. Disponível em: <http://ciagri.iea.sp.gov.br/bancoiea_Teste/pagos2.aspx?cod_sis=5>. .

Publicado
2019-10-11