POLITI-K: construção de uma cultura política participativa através da educação.

  • Beatriz Jesus Baptista Sobrinho
  • Déborah Silva do Monte
  • Gabriela Marques Santana Lima
  • Gabriel Moutinho Fernandes da Silva
  • Luana Borba Reis
  • Maria Clara Santos Ricardo
  • Mayra Prachedes Queiroz
  • Michelle Laura Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Política, Método princípio ativo, Redação, ENEM.

Resumo

Este trabalho relata a prática de uma oficina do projeto de extensão intitulado Politi-K, desenvolvido por acadêmicas/acadêmicos do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, câmpus de Naviraí (UFMS-CPNV). O Politi-K é um projeto de extensão desenvolvido, em 2019, no âmbito do GeDem (Grupo de Estudos sobre Democracia, Instituições e Desigualdades) e tem como objetivo geral promover ações de aproximação da sociedade com a política, incentivando a participação, melhorias no exercício da representação e a ampliação da cidadania. Em agosto de 2019, foi realizada a primeira oficina do Politi-K no Cursinho Pré-Enem da UFMS/CPNV, com o intuito de trabalhar os temas de redação do ENEM de maneira interdisciplinar, ativa e destacando a centralidade da política na resolução dos problemas sociais abordados nos Exames.

Referências

AVRITZER, Leonardo; ANASTASIA, Fátima (Orgs.) Reforma política no Brasil. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006.

DIESEL, Aline; SANTOS BALDEZ, Alda Leila; NEUMANN MARTINS, Silvana. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, fev. 2017. ISSN 2177-2894. Disponível em: <http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404>. Acesso em: 10 ago. 2019.

O'DONELL, Guillermo A. Delegative Democracy. Journal of Democracy, vol. 5 no. 1, 1994.

O’DONELL, Guillermo. Notas sobre la Democracia en América Latina. In: PNUD. La Democracia en América Latina. El Debate conceptual sobre la Democracia. Buenos Aires: Aguilar, Altea,Taurus, Alfaguara, 2004

Publicado
2019-10-23