ANÁLISE DE PRODUÇÃO DE MASSA ÚMIDA DA CULTURA DA ARARUTA COM TESTES DE ADUBAÇÃO NAS CONDIÇÕES EDAFOCLIMÁTICAS DE NAVIRAÍ

  • Gabriel Dos Santos Lima INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL
  • Daniel Molaes De Oliveira INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL
  • Daniel Zimmermann Mesquita INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL
  • Lucas Gustavo Yock Durante INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL
Palavras-chave: Araruta, espécie, produção.

Resumo

Ao longo dos anos a agricultura vem se tornando cada vez mais potente na economia mundial, isso se deve ao constante crescimento da população, que ocasiona uma demanda maior de alimentos na mesa do trabalhador. Contudo, os produtores focam cada vez mais nas grandes culturas que têm alto valor no mercado (feijão, soja, milho), desta forma fechando os olhos para novas opções, como é o caso da araruta Maranta arundinacea, que é uma espécie parecida com a cultura da mandioca, com fins para a produção de fécula e polvilho principalmente. Nos dias atuais teme-se a extinção da planta que é pouco visada para produção, porém que tem diversos benefícios à saúde humana, segundo estudos e pesquisas. Esse texto tem como metodologia bibliográfica proporcionar uma recomendação tanto de adubação quanto de escolha de mudas para plantio, visando obter uma produção máxima e perdas mínimas para os produtores, sendo assim uma forma de incentivar o cultivo da espécie sem nenhum receio no município de Naviraí e região, e também uma forma de abrir os olhares para novos pratos culinários saudáveis utilizando-se a araruta.

 

 

Palavras-chave: Araruta; espécie; produção.

Referências

MATHIAS, João. Como plantar araruta. Globo rural. Disponível em: <https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-plantar/noticia/2013/12/como-plantar-araruta.html>. Acesso em: 12 ago. 2019.

COELHO, I. da S.; SANTOS, M. da C. F.; ALMEIDA, D. L. de; SILVA, E. M. R. da; NEVES, M. C. P. Como plantar e usar araruta. Brasília, DF. Embrapa informação tecnológica. 2005. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/627200/como-plantar-e-usar-a-araruta>. Acesso em: 12 ago. 2019.

Publicado
2019-10-11