ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIAIS GERADOS EM UM NEGÓCIO: um estudo em uma Associação de Produtores de um Assentamento

  • Mariana Aparecida Pascui Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Hevelen Kaila Barbosa de Queiroz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Geraldino Carneiro de Araújo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O objetivo desta proposta de pesquisa é analisar o modelo de negócio do Assentamento Serra de Paranaíba-MS e os impactos sociais aos produtores assentados associados. O associativismo é uma forma de organizar os assentamentos - e uma forma de negócio de impacto social. Um modelo de negócios deve ter: 1) proposição de valor; 2) clientes-alvo; 3) canais de distribuição; 4) relacionamento; 5) configuração de valor; 6) competências; 7) parcerias; 8) estrutura de custos; 9) modelo de receita. E por se tratar de um negócio de impacto social, deve-se considerar: equação lucro social: o lucro social e o lucro ambiental; proposta de valor: stakeholders e produto/serviço; constelação de valor: cadeia de valor interna e cadeia de valor externa; e equação lucro econômico: as receitas de vendas, estrutura de custos e capital empregado sem perda econômica. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e exploratória. Os dados serão coletados por meio de entrevistas com os assentados vinculados a Associação de Produtores do Assentamento Serra. Os dados serão tratados conforme a análise de conteúdo.

Biografia do Autor

Mariana Aparecida Pascui, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Graduanda em Administração.
Hevelen Kaila Barbosa de Queiroz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Geraldino Carneiro de Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Bacharel em Administração, Mestre em Agronegócios, Doutor em Administração e Docente na UFMS.
Publicado
2019-10-13
Seção
Resumo expandido - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor