EBOOK QUIMICANDO FÁCIL: recurso educacional aberto para o ensino de química

  • Gesilane de Oliveira Maciel José Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Coxim
  • Willian Santos do Nascimento Instituto Federal de Mato Grosso do Sul/Campus Coxim
Palavras-chave: Recurso Educacional Aberto, Licença de uso, Química, Separação de misturas.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo a confecção de um Recurso Educacional Aberto (REA) em forma de Ebook com o tema da química “separação de misturas, métodos e processos”. O REA configura-se como recurso de ensino, aprendizagem e de pesquisa, com licença de uso gratuito que possibilita a (re)destinação por outros, além de autorizar que sejam modificados em qualquer software. O ebook produzido pode ser utilizado como alternativa didática para o ensino de conteúdo da química, tendo em vista o foco em exemplos do cotidiano, o que pode facilitar o entendimento dos estudantes do ensino médio sobre o assunto. Além disso, pode ser alterado, redistribuído, combinado, remixado e compartilhado em meio digital visando contribuir com um ensino aberto, inclusivo e acessível.

Biografia do Autor

Gesilane de Oliveira Maciel José, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Coxim
Doutora em Educação pela FCT/UNESP Campus de Presidente Prudente, Mestre em Educação pela UFMS/MS (2013), Especialista em Direitos Humanos, Sistema Prisional e Execução Penal (2017), Especialista em Didática do Ensino Superior pela UNIFIL/PR (2010), Especialista em Gestão Escolar pela UCB/RJ, Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas pela UCDB/MS (2000), Licenciada em Pedagogia pelo UNICESUMAR/PR (2014). Durante o mestrado, foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É docente do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Coxim. Atualmente desenvolve pesquisas na área da educação, com ênfase em políticas educacionais, tecnologias na educação e garantia de direitos às populações vulneráveis.
Willian Santos do Nascimento, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul/Campus Coxim
Estudante do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul/Campus Coxim.

Referências

AZEVEDO, Luis Manuel Durão. Ebook vs. livro tradicional como ferramenta educativa. Dissertação (Dissertação em Tecnologias Gráficas) - Instituto Superior de Educação e Ciências. p. 99. 2012. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/8619/1/Ebook%20vs%20Livro%20tradicional.pdfAcesso em 12 ago. 2019.

GONSALES, Priscila; SEBRIAM, Débora; MARKUN, Pedro. Como implementar uma política de educação aberta e de recursos educacionais abertos. São Paulo: Cereja Editora, 2017. Disponível em: http://educadigital.org.br/guiaEA/wp-content/uploads/2017/09/Guia_REA_Online.pdf. Acesso em: 12 Ago. 2019.

RIEDNER, Daiani Damm Tonetto; JOSÉ, Gesilane de Oliveira Maciel José. Metodologia de Pesquisa e desenvolvimento de projetos. Módulo VIII. Secretaria Especial de Educação a Distância e Formação de Professores, Campo Grande, 2018.

Publicado
2019-10-13