BIG DATA: origens e aplicações nas organizações

  • Pollyanna da Silva Fuzaro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fábio da Silva Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Big Data, Tecnologia, Volume de Dados.

Resumo

O presente trabalho é sobre uma nova forma de tecnologia que surgiu com o advento da revolução tecnológica e a chamada sociedade de informação. Essa tecnologia se trata do fenômeno Big Data, que se originou pela necessidade de armazenamento de um número gigantesco de dados que são lançados na rede. Existem alguns impactos econômicos e sociais oriundos desse objeto, assim como impactos no emprego e na vida profissional dos trabalhadores, que serão citados no decorrer do trabalho. Apresentarei também novas oportunidades de negócio a partir do fenômeno, a consolidação do mesmo e um caso de uma empresa que aderiu essa tecnologia depois de um momento ruim nos seus negócios.

Referências

DEL PRÁ NETTO, A. S.; MORO, E. P.; FERREIRA, A. F. Trabalho Teórico de Redes de Computadores I. Disponível em: <https://www.gta.ufrj.br/grad/15_1/bigdata/nestle.html> Acessado em: 07 de Maio de 2019.

GALDINO, Natanael. Big Data: Ferramentas e Aplicabilidade. 2016. 12 p.

INTEL IT CENTER. Guia de Planejamento. Saiba mais sobre Big Data. Disponível em <https://www.intel.com.br/content/dam/www/public/lar/br/pt/documents/articles/90318386-1-por.pdf> Acessado em: 27 de Abril de 2019.

LUVIZAN, S. S.; MEIRELLES, F. S.; DINIZ, E. H. Big Data: Evolução das Publicações e Oportunidades de Pesquisa. 2014. 20 p.

Publicado
2019-10-13