PARTICIPAÇÃO DO MATO GROSSO DO SUL NO PROGRESSO DAS METAS PARA O ENSINO SUPERIOR DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE 2014

  • Leonardo de Lima Neves UFMS
  • Marcus Vinícius Pereira Guasso Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
  • Elisabeth de Oliveira Vendramin Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
  • Robert Armando Espejo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
  • Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espej Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
Palavras-chave: Plano Nacional de Educação, Ensino Superior, Metas, Mato Grosso do Sul.

Resumo

Dada a enorme extensão territorial do Brasil, bem como suas características assimétricas, é importante estudar como se comportam as unidades da federação quanto às metas nacionais para a educação superior. Este artigo tem o objetivo geral de destacar o papel do Mato Grosso do Sul no progresso do Brasil quanto ao alcance das metas voltadas ao ensino superior estipuladas pelo Plano Nacional de Educação – PNE de 2014. Para alcançar o objetivo estabelecido, a pesquisa se caracteriza como descritiva, utilizando-se de procedimento de pesquisa documental, com abordagem quantitativa e usou dos sítios eletrônicos oficiais para sua coleta de dados. Os resultados encontrados demonstram que o Mato Grosso do Sul, em todos os indicadores estipulados pelas metas estudadas, acompanha de perto os avanços do Brasil como um todo.

Referências

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília-DF: Presidência da República, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 23 jan. 2019.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Sistema de Informações Georreferenciadas – GEOCAPES. Brasília-DF: CAPES, 2018. Disponível em: https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/. Acesso em: 27 jun. 2019.

DOURADO, Luiz Fernandes; GROSSI JUNIOR, Geraldo; FURTADO, Roberval Angelo. Monitoramento e avaliação dos planos de educação: breves contribuições. RBPAE – Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 32, n. 2, p. 449-461, mai./ago. 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD. Rio de Janeiro-RJ: IBGE, 2016. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9127-pesquisa-nacional-poramostra-de-domicilios.html?=&t=resultados. Acesso em: 27 jun. 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua. Rio de Janeiro-RJ: IBGE, 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/17270- pnad-continua.html?=&t=resultados. Acesso em: 27 jun. 2019.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Nota Técnica – Meta 12. Brasília-DF: INEP, 2014a. Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024: Linha de base. Disponível em: http://simec.mec.gov.br/pde/pne/notas_tecnicas/Nota_Tecnica_Meta_12_ciclo_1.pdf. Acesso em: 27 jun. 2019.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Nota Técnica – Meta 13. Brasília-DF: INEP, 2014b. Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024: Linha de base. Disponível em: http://simec.mec.gov.br/pde/pne/notas_tecnicas/Nota_Tecnica_Meta_13_ciclo_1.pdf. Acesso em: 27 jun. 2019.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Nota Técnica – Meta 14. Brasília-DF: INEP, 2014c. Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024: Linha de base. Disponível em: http://simec.mec.gov.br/pde/pne/notas_tecnicas/Nota_Tecnica_Meta_14_ciclo_1.pdf. Acesso em: 27 jun. 2019.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Sinopse Estatística da Educação Superior. Brasília-DF: INEP, 2018. Censo da Educação Superior. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopsesestatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 27 jun. 2019.

RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Metodologia da pesquisa aplicável as ciências sociais. In: BEUREN, Ilse Maria et al. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo-SP: Atlas, 2006. p. 46-97.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 2001.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de estudo e de pesquisa em Administração. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília-DF]: CAPES: UAB, 2009.

Publicado
2019-10-23