IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE TRATAMENTO DE DEJETOS E FERTIRRIGAÇÃO NA PRODUÇÃO VEGETAL: PLANEJANDO UMA UPD DE 1500 MATRIZES SUÍNAS

  • Rita Therezinha Rolim Pietramale Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.
  • Carolina Obregão da Rosa Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.
  • Clandio Favarini Ruviaro Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.
  • Jean Kaique Valentim Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.
  • Orlando Filipe Costa Marques Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.
  • Deivid Kelly Barbosa Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.
  • Vivia Aparecida Reis de Castilho Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.
  • Isabella Cristina de Castro Lippi Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.
Palavras-chave: Sustentabilidade, Suinocultura industrial, Biodigestor.

Resumo

O Brasil apresenta-se como um dos grandes produtores da cadeia suinícola, estando em 4º lugar no ranking global. O surgimento dos sistemas confinados contribuiu para um novo manejo de dejetos, agora na forma líquida, o que gerou um problema de captação, armazenagem, tratamento, transporte e distribuição desses dejetos. Objetivou-se descrever os processos operacionais e de custos, na implantação de um sistema de tratamento e reutilização de dejetos em uma futura Unidade Produtora de Leitões Desmamados. Foi necessário um memorial descritivo detalhando cada etapa da construção da granja e principalmente do sistema de tratamento de dejetos completo. O custo da implantação do biodigestor foi de R$349.926,55. Tal projeto partiu da iniciativa de estimar qual seria o valor de custo da construção do mesmo. A reutilização do dejeto tratado como biofertilizante tem se tornado uma prática comum na produção de suínos. Para a destinação dos dejetos tratados viabilizou-se a implantação do sistema de fertirrigação com carretel e moto bomba em uma área de 15 ha de produção vegetal. O custo com este equipamento e seus materiais necessários para sua implantação é de aproximadamente R$ 99.303,00.

Referências

AFONSO, E. R., PALHARES, J. C. P., & GAMEIRO, A. Custos logísticos da destinação de dejetos suínos após tratamento por esterqueira e biodigestor. In Embrapa Suínos e Aves-Artigo em anais de congresso (ALICE). In: SIMPÓSIO DE SUSTENTABILIDADE E CIÊNCIA ANIMAL, 4., 2015. Niterói, RJ. Anais... Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2015.

ALVES, M. V., SANTOS, J. C. P., SEGAT, J. C., DE SOUSA, D. G., & BARETTA, D. Influência de fertilizantes químicos e dejeto líquido de suínos na fauna do solo. Agrarian, 11(41), 219-229, 2018.

BRASIL, (2017). Processo de Marrakesh. Disponível em [http://www.mma.gov.br] Acesso em Junho de 2019.

CARDOSO, B. F., OYAMADA, G. C., & DA SILVA, C. M. Produção, tratamento e uso dos dejetos suínos no Brasil. Desenvolvimento em Questão, 13(32), 127-145, 2015.

EMBRAPA – Aves e Suínos. Maiores produtores e exportadores. Disponível em [www.embrapa.br/suinos-e-aves/cias/estatisticas/suinos/brasil] Acesso em julho de 2019.

GOTARDO, R., PINHEIRO, A., AGUIDA, L. M., & KAUFMANN, V. Evolução e magnitude das concentrações de cátions, ânions e carbono no dejeto líquido de suínos em fase de terminação. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, 10(3), 849-871, 2017.

ITO, M., GUIMARÃES, D. D., & AMARAL, G. F. Impactos ambientais da suinocultura: desafios e oportunidades. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, v. (44). p. 125-156, 2016.

MACHADO, A. B. & NASCIMENTO, E. R. Avaliação da água de escoamento em pastagem de sorgo forrageiro com diferentes doses de dejeto líquido de suíno. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2014.

MEYER, B. E.; RIBEIRO, J. E.; POMBO, V. Análise de viabilidade técnica de um sistema de produção de biogás a partir da digestão anaeróbia de dejetos suínos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

RHODEN, A. C., KLEIN, V., FELDMANN, N. A., MUHL, F. R., BALBINOT, M., & RITTER, A. F. S. Parâmetros químicos do solo influenciados por aplicação de dejetos de suínos em áreas agrícolas do oeste catarinense. Revista de Ciências Agroveterinárias e Alimentos, (2), 2017.

SOUZA, G. E., GOSMANN, H. A., BELLI FILHO, P., DE ALMEIDA MOHEDANO, R., CASARIN, M. A., & BENEDET, L. Gestão de recursos naturais: sustentabilidade em propriedade produtora de suínos. Mix Sustentável, 2(2), 10-19, 2016.

Publicado
2019-10-09