A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: relato de experiência

  • Aline de Souza Ledezma Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Diego Pereira da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Dieneffer Pereira da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Willian Passareli Vaz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Cléia Renata Teixeira de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Aluno com deficiência, Inclusão, Educação Especial, Ambiente escolar.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar o desafio de planejar uma aula inclusiva e apresentar observação voltada para o tema da pessoa com deficiência e todo o processo de inclusão no ambiente escolar. Como contraponto também iremos discutir o papel fundamental da família, da escola e do professor e suas contribuições na vida do aluno com deficiência. A metodologia utilizada nesta pesquisa baseada na experiência dos autores com a temática a partir do que foi estudado e discutido na disciplina de Educação Especial no curso de Ciências Sociais da UFMS/CPNV, e ainda a partir da pesquisa bibliográfica para a fundamentação e orientação da prática. Como estratégia metodológica utilizamos entrevistas semiestruturadas com o objetivo de adquirir informações para uma melhor observação de como os entrevistados comportam-se, como se sentem no ambiente escolar e seus anseios. As conclusões obtidas, denotam os desafios de fazer uma educação igualitária que inclua verdadeiramente o aluno com deficiência.

Publicado
2019-10-23