F-COMMERCE: Uma análise preliminar de grupos de compra, venda e troca em Naviraí/MS

  • Aline Suely Freitas Rodrigues dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Anne Gabriele Stobienia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Caroline Santos da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Laíssa de Freitas Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Pedro Antonio Siqueira Braga Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Sibelly Resch Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Transações comerciais, Redes sociais, F-commerce, Facebook, Naviraí.

Resumo

O Facebook é uma rede social que abrange cerca de 127 milhões de usuários ativos mensais no Brasil. O chamado F-commerce permite que os usuários do Facebook anunciem e negociem através do Marketplace do app, o que se torna uma ferramenta aos anunciantes, pois conseguem acessar com maior facilidade os indivíduos que estão conectados à rede social. Neste contexto, o presente trabalho buscou identificar os perfis dos vendedores e os principais produtos comercializados por meio de anúncios postados em dois grupos de compra, venda e troca na plataforma do Facebook cuja maioria dos participantes é do Naviraí/MS e região.  A pesquisa foi realizada por meio da observação dos grupos durante o período de um mês (junho/2018). Os resultados apontam a existência de três tipos de vendedores: informais, profissionais e empresas. As principais categorias de produto comercializadas são: aparelhos telefônicos, veículos, imóveis e alimentos.

Referências

EXAME. Pesquisa aponta potencial do F-commerce no Brasil). 05/03/2013. Disponível em: <http://www.https://exame.abril.com.br/tecnologia/pesquisa-aponta-potencial-do-f-commerce-no-brasil/>. Acesso em: 11ago. 2019.

Publicado
2019-10-13
Seção
Resumo expandido - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor