MÍNIMUS: uma ferramenta para o ensino e prática de grafos com enfoque nos algoritmos de menor caminho

  • Kawan Santana Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Naviraí
  • Maxmilian Jaderson de Melo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Naviraí
Palavras-chave: Grafos, Algoritmos de menor caminho, JavaFX, Tecnologia na educação.

Resumo

O ensino auxiliado pela tecnologia, está cada vez mais presente no cotidiano escolar e as ferramentas tecnológicas (TIC’s) empregadas no meio acadêmico, tornam o processo de ensino mais atraente para o aluno. Após um breve levantamento bibliográfico, percebeu-se a escassez de trabalhos relacionados à temática de ferramenta tecnológica (TIC) voltada ao apoio do processo de ensino e aprendizagem de estruturas de dados em cursos de Tecnologia da Informação(TI), como por exemplo Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia Eletrônica e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Isso posto, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma ferramenta para apoio pedagógico do ensino e prática de conceitos acerca de estrutura de dados, mais precisamente de conhecimentos relacionados à teoria dos grafos, conferindo ênfase aos algoritmos de menor caminho como o Algoritmo de Dijkstra, o Algoritmo de Bellman-Ford e o Algoritmo de Floyd–Warshall.

Referências

NEGRI, Marco Antônio Silva et al. Caminhos em um grafo e o algoritmo de Dijkstra. 2017. 77f. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, 2017.

BORGES, Simone de S. et al. Gamificação aplicada à educação: um mapeamento sistemático. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2013. p. 234.

S. Jurkiewicz e P. J. M. Teixeira. Probleminhas e problemas em grafos. Anais da III Bienal da SBM, 001, 1, ISBN, 2006.

G. P. Cardim et al. Teaching and learning data structures supported by computers: An experiment using CADILAG tool. 7th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI 2012), IEEE, Madrid, 2012, pp. 1-5.

Minussi, M. M. & de Souza Wyse, A. T. Web-Game educacional para ensino e aprendizagem de Ciências. RENOTE, 2016, 14.

Tabuti, L. M. & Nakamura, R. Métodos para o Desenvolvimento de Jogos Digitais de Lógica: Uma Revisão Sistemática Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), 2015, 26, 41

Pontes, H. P. Desenvolvimento de jogos no processo de aprendizado em algoritmos e programação de computadores. Proceedings of the XII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames). São Paulo, 2013.

Publicado
2019-10-13