Atributos de Resiliência que determinam o desempenho da Pós-Graduação Strictu Sensu na ESAN/UFMS
Resumo
O estudo busca fornecer uma alternativa aos modelos tradicionais de estudos sobre o desempenho acadêmico, a partir da realização de questionários que permite o acadêmico pontuar suas percepções sobre o seu desempenho acadêmico, sob as dificuldades expostas dentro um ambiente universitário, nos programas de pós-graduação strictu sensu na ESAN/UFMS. Buscando um meio de conseguir refletir aspectos da resiliência nos discentes e na visão de possibilitar uma análise mais profundada na formação intelectual e profissional.
Referências
CARDOSO, T. Construção e validação de uma escala dos atributos pessoais da resiliência. Dissertação (Mestrado), Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2013.
CORBUCCI, P. R. 2007. Desafios da educação superior e desenvolvimento no Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
FERREIRA, M. C., ASSMAR, E. M. L., OMAR, A. G., DELGADO, H. H., GONZÁLEZ, A. T., SOUZA, M. A., & CISNE, M. C. F. (2002). Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil-Argentina-México. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15(3), 515-527.
GLEWWE, P. W., E. A. HANUSHEK, S. D. HUMPAGE, and R. RAVINA. 2011. School resources and educational outcomes in developing countries: a review of the literature from 1990 to 2010 [Working Paper Nº WP12-1]. National Bureau of Economic Research, St. Paul, MN.
HANUSHEK, E. A. Education production functions: developed country evidence. In International. Encyclopedia of Education, edited by E. B. PETERSON and B. MCGAW. Oxford: Elsevier. 2010.
LUTHAR, S. S.; CUSHING, G. Measurement issues in the empirical study of resilience: an overview. In: GLANTZ, M.; JOHNSON, J. (Ed.). Resilience and development: positive life adaptations. Plenum Publishers, New York, p.129-160, 1999.
MIRANDA, G. J.; LEMOS, K. C. S.; OLIVEIRA, A. S.; FERREIRA, M. A. 2015. Determinantes do Desempenho Acadêmico na Área de Negócios. Meta: Avaliação, 7(20): 175-209.
MONTEIRO, A. M.; GONÇALVES, C. M. Desenvolvimento vocacional no ensino superior: satisfação com a formação e desempenho académico. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 12(1): 15-27. 2011.
MUNHOZ, A. M. H. Uma análise multidimensional da relação entre inteligência e desempenho acadêmico em universitários ingressantes. Doctoral dissertation, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil. 2004.
PESCE, R. P.; ASSIS, S. G.; AVANCI, J. Q.; SANTOS, J. C.; MALAQUIAS, J. V.; e CARVALHES, R. Adaptação transcultural, confiabilidade e validade da escala de resiliência. Cadernos de Saúde Pública, v. 21 n. 2. Rio de Janeiro, 2005.
RIBEIRO, A. C. A. et al. Resiliência no trabalho contemporâneo: promoção e/ou desgaste da saúde mental. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 4, dez. 2011 .
RUTTER, M. Resiliência como um conceito dinâmico. Development and Psychopathology. Cambridge University Press, v. 24, p. 335-344, 2012.
SANTOS, N. A. Determinantes do desempenho acadêmico dos cursos de ciências contábil. Tese de doutorado em Ciências Contábeis, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Departamento de Contabilidade e Atuária, FEA/USP, São Paulo, SP, Brasil. 2012.
SAPIENZA, G.; e PEDROMÔNICO, M. R. M. Risco, proteção e resiliência no desenvolvimento da criança e do adolescente. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10 n. 2. p. 209- 216, 2005.
SOUZA, E. S. ENADE 2006: Determinantes do Desempenho dos cursos de Ciências Contábeis. Dissertação de mestrado, Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de PósGraduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil. 2008.