AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: REFORMAS, CONTEÚDOS E PERSPECTIVAS DE INOVAÇÃO

  • Fabio Gomes da Silva Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
  • Antônio Sérgio Eduardo Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
  • Ana Denise Ribeiro Mendonça Maldonado Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
  • José Soares Ribeiro Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Palavras-chave: Ciências Contábeis, Projeto Político Pedagógico, Diretrizes Curriculares, Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Resumo

O presente texto apresenta percurso de investigação sobre os currículos dos cursos de Ciências Contábeis, em especial, quanto aos aspectos constantes das Diretrizes Curriculares Nacionais instituídas pelo Conselho Nacional de Educação/Ministério de Educação, a serem observados pelas Instituições de Ensino Superior ao estabelecerem a organização curricular para cursos de Ciências Contábeis por meio de Projeto Pedagógico. Tal proposição está fundada na busca por informações acerca da eleição e distribuição das disciplinas e dos conhecimentos contábeis, que intentam formar indivíduos para o mercado de trabalho/empregabilidade, com a ideia do futuro profissional, apto a acompanhar a tendência global. Por meio de pesquisa bibliográfica e de análises das Resoluções e Pareceres do MEC sobre as DCNs, o trabalho apresenta um conjunto de reflexões decorrentes de discursos que privilegia essencialmente a formação profissional. Diante disso e, com resultados, ainda que parte da construção argumentativa, infere-se que a pesquisa sobre o Currículo do Curso de graduação em Ciências Contábeis indica demanda crescente de objetos, fontes, temáticas e/ou problemas, que necessitam ser discutidos e aprofundados, principalmente, sob a ótica de que a formação de um profissional cidadão, humano, sensível aos problemas sociais e que seja capaz de fazer livres escolhas, também perpassem pelas instituições de ensino.

Biografia do Autor

Fabio Gomes da Silva, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Formado em Ciências Contábeis desde 2011,

Servidor Público Federal desde 05 de setembro de 2016;

Chefe do Programa de Assistência à Saúde da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul desde 24 de novembro de 2017.

Publicado
2019-10-08