TIDC'S NO ENSINO DE QUÍMICA, UMA PROPOSTA DOS DISCENTES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA CAMPUS COXIM UTILIZANDO REA

  • LUCAS ALLAN PORTES FAUSTINO Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • MIDIELY DA SILVA VIEIRA LOBO Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • LAIS VANESSA DA SILVA BOGADO Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Ensino de química e Ciencias

Resumo

A utilização das Tecnologias no ensino básico tem se tornado cada vez mais essencial e frequente, com as gerações nativas digitais e o uso mais constante de tecnologias, como o uso dos celulares, tablets, computadores e Notebooks que ficam cada vez mais indispensáveis, Não empregar e utilizar tais recursos tecnológicos que facilitam e permitam a construção do conhecimento de forma lúdica com a juventude do ensino fundamental e médio atual é praticamente impossível. Nesse contexto este trabalho teve por objetivo Apresentar a experiência de dois alunos do curso de licenciatura em química Do IFMS- campus Coxim sobre o desenvolvimento de três artefatos tecnológicos (Áudio-Drama, Livro Digital e Blog), que possuíam o propósito de  ajudar na construção de conteúdos de ciências, principalmente química, utilizando ludicidade e história de maneira contextualizadora. Tais recursos apresentados por meio deste foram elaborados durante a disciplina de Tecnologias Digitais e Comunicação Social (TDIC’s) como requisito obrigatório para aprovação na disciplina, que também é necessária para conclusão do curso de licenciatura em química do Instituto Federal De Mato Grosso Do Sul- campus Coxim.

Referências

ÁUDIO-DRAMA: Química através dos tempos. [Locução de]: Lucas Allan; Midiely Silva. [S./.]: Soundcloud, 23 jun. 2019.Áudio-Drama. Disponível em: < https://soundcloud.com/user-933103391/quimica-atraves-dos-tempos> Acesso em: 12 de ago. 2019.

BITTENCOURT , Priscilla Aparecida Santana; ALBINO, João Pedro. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI. Disponível< https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9433>. Acesso em: 01 de ago. de 2019.

LE COUTEUR, Penny; BURRESON, Jay. Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006. 343 p. ISBN: 978-85-7110924-7.

LOBO, Midiely da Silva Vieira. Eu e a Química. Disponível em: <https://evanumero75.blogspot.com/>. Acesso em: 07 de ago. 2019.

SANTOS, Simone Cardoso Dos. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. Disponível em: < https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/393/Santos_Simone_Cardoso_dos.pdf>. Acesso em: 11/08/2019.

SILVA, Scheilla Maria Orlosqui Cavalcante; GOMES, Fabrícia Cristina. TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES. Disponivel em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20367_8499.pdf>. Acesso em: 30 de jul. de 2019.

Publicado
2019-10-23