COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NA UNIÃO MUNICIPAL DE ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE NAVIRAI- MS (UMAMN)

  • Luiz Ricardo Soares da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV)
  • Leonardo Silva de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV)
  • Ana Carolina Polita Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV)
  • Ana Lucia da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV)
  • Jadson Braga dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV)
  • Jaiane Aparecida Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Palavras-chave: Comunicação organizacional, Associação, Naviraí.

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo compreender como vem sendo realizada a comunicação organizacional da União Municipal de Associações de Moradores de Naviraí (UMAMN). Deforma específica, buscou-se conhecer a organização e sua atuação na comunidade naviraiense. Para tanto, foi realizada uma participação em uma das reuniões da organização em maio de 2019. Também foi feita uma entrevista semiestruturada com o presidente e com o vice-presidente da organização. Observou-se que a organização trabalha diretamente com os líderes dos bairros do município e as reinvindicações feitas tem o intuito de beneficiar, primeiramente, os moradores dos bairros que estão precisando de algo e, depois, beneficiar toda a população ao estender as necessidades de alguns lugares para outros. Ao analisar o processo de comunicação da organização, notou-se que existem dificuldades de organizar as reuniões e de haver adesão dos cidadãos quando da realização das reuniões. Diante dos problemas observados, foram feitas sugestões de melhoria para a empresa, como a formalização da missão, visão e valores e a necessidade de criar novos canais de comunicação.

Biografia do Autor

Jaiane Aparecida Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutoranda em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Referências

ARGENTI, P. A. Comunicação empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm>. Acesso em: 01 ago. 2019.

COSTA, J. A comunicação organizacional nas associações empresariais. 2008. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/61007305.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2019.

DUARTE, R. J. Associações de moradores como espaços de aprofundamento democrático. 2017. 104f. Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Zootecnia, Estratégias e Desenvolvimento. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

LANA, A. L. S.; SANTOS, E. H. Associações de Moradores: desafios e perspectivas em Ouro Preto/Brasil. Revista Contribuiciones a las Ciencias Sociales, 2016.

TRIVINÔS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.

Publicado
2019-10-13
Seção
Resumo expandido - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor