O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) DE NAVIRAÍ-MS

  • Cristian Barreto Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV)
  • Edson da Silva Moreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV)
  • Elisangela Aparecida Santos de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV)
  • Giselén Verônica Panussi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV)
  • Leonardo Pires Nogueira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV)
  • Jaiane Aparecida Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Palavras-chave: Processo de comunicação, Assistência social, CRAS

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi investigar o processo de comunicação do CRAS em Naviraí-MS. Para tanto, foram realizadas uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Na pesquisa de campo, foi realizada uma visita ao Centro de Referência de Assistência Social em Naviraí e uma entrevista semiestruturada com uma gerente de equipe da organização, em maio de 2019. Utilizou-se como base teórica a discussão sobre comunicação empresarial interna e externa. Observou-se que a comunicação do órgão é eficiente e tem atingido os objetivos, uma vez que todos os dias são feitos um número elevado de atendimentos na unidade. Apesar disso, a comunicação externa poderia ser melhorada utilizando outros canais como a televisão e a entrega de panfletos nas residências, informando os cidadãos sobre os seus direitos. Quanto ao local de atendimento, também foram sugeridas melhorias, pois não há sinalização nas salas de atendimento.

Biografia do Autor

Jaiane Aparecida Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Referências

BRASIL. Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. Centro de Referência de Assistência Social – Cras. Disponível em: <http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/unidades-de-atendimento/cras>. Acesso em: 05 ago. 2019.

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FERREIRA, P., MALHEIROS, G. Comunicação Empresarial: planejamento, aplicação e resultados. Atlas, 05/2016. VitalBook file.

LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v. 1, n. 3, 1996.

PMN. Prefeitura Municipal de Naviraí. Disponível em: <https://www.navirai.ms.gov.br/>. Acesso em: 05 ago. 2019.

Publicado
2019-10-08
Como Citar
PEREIRA, C. B.; MOREIRA, E. DA S.; SOUZA, E. A. S. DE; PANUSSI, G. V.; NOGUEIRA, L. P.; PEREIRA, J. A. O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) DE NAVIRAÍ-MS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 3, n. 1, 8 out. 2019.
Seção
Resumo Expandido - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor