ANÁLISE DAS TECNOLOGIAS NO GERENCIAMENTO DE ESTOQUE DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: O CASO DE UMA USINA SUCROALCOOLEIRA

Authors

  • Gianne Cristina Ribeiro da Encarnação Universidade Federal Fluminense
  • Aldara da Silva César Universidade Federal Fluminense
  • Marco Antonio Conejero Universidade Federal Fluminense

Abstract

O controle de estoque ao longo da cadeia de suprimentos de uma usina sucroalcooleira pode ser aprimorado por meio de diversas tecnologias. Entre elas, destacam-se o uso de RFID (Identificação por Radiofrequência), códigos de barras, QR codes, GPS (Sistema de Posicionamento Global) e sistemas de gerenciamento de estoque baseados em nuvem. Essas tecnologias proporcionam uma visibilidade em tempo real dos produtos, melhoram a precisão do inventário, reduzem custos operacionais e aumentam a eficiência geral da cadeia de suprimentos. A partir da aplicação de um questionário para um grupo de entrevistados selecionados do setor de suprimentos de uma usina no interior do estado de São Paulo, foram analisados os principais insights gerados por eles e suas perspectivas para o futuro no setor. Como resultado, os entrevistados relatam que a tecnologia é essencial para melhoria nos processos de gestão de estoque, e com o avanço das tecnologias espera-se ter máxima eficiência na gestão, bem como melhor aproveitamento do capital humano e diminuição dos erros operacionais. Com isso, investir nessas tecnologias é essencial para otimizar processos e garantir a competitividade no setor sucroalcooleiro.

Published

2024-05-22

Issue

Section

EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo

How to Cite

RIBEIRO DA ENCARNAÇÃO, Gianne Cristina; DA SILVA CÉSAR, Aldara; CONEJERO, Marco Antonio. ANÁLISE DAS TECNOLOGIAS NO GERENCIAMENTO DE ESTOQUE DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: O CASO DE UMA USINA SUCROALCOOLEIRA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), [S. l.], v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/20774. Acesso em: 30 jan. 2026.