REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Contribuições e Lacunas de Pesquisa
Abstract
A finalidade desta pesquisa é examinar quais são as contribuições e gaps de estudos existentes sobre o ensino da educação financeira apresentados nos artigos publicados na academia internacional mediante revisão sistemática com base na metodologia Preferred Reporting Items for Systematic Reviewsand Meta-Analyses (PRISMA) (Moher et al., 2009). A partir deste método realizou-se uma busca na base de dados “Web Of Science” sobre o tema educação financeira, resultando na identificação de 55 artigos, que, após aplicados os critérios de exclusão, se findou num total de 10 estudos explorados. Os artigos selecionados para esta pesquisa se destacam com um maior número de publicação no ano de 2018, sendo três dos dez escolhidos referentes a este período. Nesse sentido, considerando a amplitude da presente análise, inspira-se futuros estudos abrangendo áreas mais especificas, não somente no âmbito matemático, mas também na esfera de psicologia ligada a conduta financeira. Além disso, sugere-se mais investigações acerca dos fatores da influência de gênero no processo de aprendizagem, da mesma forma que se destaca a necessidade de mais estudos voltados aos perfis de profissionais que lecionam disciplinas ligadas as finanças, uma vez que se observou certo despreparo destes profissionais em relação a didática utilizada para condução do tema.