ANÁLISE QUANTITATIVA DAS CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Resumo
Esta é uma pesquisa quantitativa sobre os números da evasão escolar dos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Este estudo justificou-se pela relevância do tema que se faz presente em todas as modalidades de ensino e preocupa muitos profissionais na área de educação devido às consequências que acarreta para toda sociedade. Objetivo: Analisar as variáveis disponibilizadas pelas Plataformas Nilo Peçanha e Atlas Do Desenvolvimento Humano do Brasil, com a intenção de encontrar fortes associações entre a evasão escolar e outras variáveis, a fim de fornecer evidências das causas da evasão escolar. Métodos: Foi necessário o desenvolvimento do PNPDownloader para realizar o download dos dados. Nas análises foram utilizados o teste de correlação linear de Pearson para determinar se há dependência entre a variável que contém os dados da evasão escolar e os outros dados coletados. Resultados: Contudo, os dados obtidos para a realização deste trabalho não foram suficientes para fornecer evidências das causas da evasão escolar dos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado. Conclusões: Finalmente, este trabalho mostra que os motivos da evasão escolar são fenômenos complexos e possuem muitos fatores agravantes, dificultando então que os dados sejam analisados individualmente.