PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM AGRICULTURA DO CAMPUS PONTA PORÃ SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO
Abstract
O objetivo dessa pesquisa é conhecer quais são as metodologias e ferramentas de ensino mais adotadas no Curso Técnico Subsequente em Agricultura do IFMS, campus Ponta Porã, aquelas consideradas mais eficazes na percepção dos discentes para a aprendizagem e discutir o uso de metodologias ativas. Foi realizado levantamento com o uso de questionário semiestruturado contendo dez perguntas, aplicados aos estudantes do segundo e quarto período do técnico subsequente em agricultura. A pesquisa teve foco nas metodologias e ferramentas utilizadas nas disciplinas de agrárias. Os resultados mostraram que sob a perspectiva dos estudantes as metodologias mais adotadas pelos docentes são as aulas expositivas associadas as práticas e como ferramenta para aplicação dos conteúdos o uso de data show. Tais metodologias são consideradas eficazes pelos estudantes e a maioria se mostram satisfeitos, revelando que os mesmos se sentem bem no papel de sujeitos passivos na aprendizagem. Portanto o desafio é a aplicação de metodologias que cativem os estudantes e o tornem protagonistas no seu próprio aprendizado e os professores atuantes como mediadores nesse processo. Para isso é necessário o suporte da unidade escolar, estímulo a capacitação docente e sua aplicação em aulas oportunizando aos estudantes conhecerem metodologias diferentes do que estão habituados.