ENSINO ONLINE DE ADMINISTRAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19
Pesquisa de opinião com alunos de graduação em Administração na cidade de Vitória/ES
Abstract
A Educação à Distância (EaD) vem crescendo significativamente no Brasil, principalmente após o avanço das tecnologias. Considerada alternativa de modalidade de ensino por muitos em função de seus benefícios, tem encontrado alguns percalços como a evasão, o preconceito e a desqualificação frente ao seu pleno desenvolvimento. Apesar disso, o ensino totalmente a distância foi tido como única alternativa a continuidade do ensino superior no Brasil frente à pandemia do novo coronavírus. Diante desse cenário, buscou-se compreender, junto a alunos de cursos de graduação em Administração, quais eram suas opiniões acerca da mudança total do processo de ensino-aprendizagem para a metodologia à distância adotada. Os dados foram obtidos com ajuda de um questionário online estruturado e disponibilizado por meio do Google Forms®. Como resultado constatou-se o despreparo e desinteresse dos alunos em estudar nessa modalidade e a necessidade de adaptação enfrentada por eles. Nesse sentido, além de fornecer informações importantes para que as instituições de ensino superior repensem sua abordagem de ensino-aprendizagem em momentos de isolamento social, como o da pandemia do novo coronavírus, o artigo em tela corrobora para o desenvolvimento de novas pesquisas acerca dessa temática.