PROTÓTIPO DE HIDROPONIA COMERCIAL NFT DE BAIXO CUSTO

  • Eduardo Fernando Lavaria Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Natan Leonardo Fernandes da Silva Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Otavio Gonçalves Camargo Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Daniel Zimmermann Mesquita Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)

Resumen

O cultivo em ambiente protegido é uma tendência mundial da agricultura moderna, principalmente para produtos como hortaliças, flores, ervas medicinais e algumas frutas. O sistema hidropônico apresenta inúmeras vantagens em relação ao cultivo à campo aberto, dentre os quais pode-se citar a economia de água e nutrientes e menor ciclo de produção. O objetivo geral desse trabalho foi elaborar um protótipo de sistema hidropônico NFT (Nutrient Film Technique) de baixo custo, visando estimular a produção de hortaliças hidropônicas em Mato Grosso do Sul a nível de unidades produtivas comerciais. Todo o procedimento da montagem da hidroponia foi realizado no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Naviraí, dentro de uma casa de vegetação. A obtenção dos materiais necessários para montagem de uma bancada berçário e três bancadas finais, com capacidade de produção de 576 plantas, foi realizado em lojas de material de construção de Naviraí e da empresa Hidrogood, especializada em equipamentos voltados para a técnica da hidroponia NFT. O valor total ficou em R$ 3.389,44, um preço viável quando se pensa no potencial produtivo do sistema.

Biografía del autor/a

Daniel Zimmermann Mesquita, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Atualmente ocupa o cargo de Professor EBTT no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Naviraí. Exerce desde março de 2017 a função de Coordenador do Eixo Tecnológico de Recursos Naturais do IFMS - Campus Naviraí. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Silvicultura, Grandes Culturas Agrícolas em Pivô Central na Fazenda Fortaleza de Santa Terezinha Agricultura e Pecuária LTDA ( 2010 a 2012). Trabalhou na Prefeitura Municipal de Paraty (2013 a 2016) com produção de mudas nativas, ornamentais e frutíferas no Horto Municipal de Paraty (RJ), e com extensão rural junto a agricultores familiares. Especialização em Gestão Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2013). Especialização em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná (2015). Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro na Área de Concentração "Produção Vegetal" e Linha de Pesquisa "Melhoramento Vegetal" (2015). Doutorando em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro na Área de Concentração "Produção Vegetal"

Publicado
2020-10-30
Cómo citar
FERNANDO LAVARIA, E.; LEONARDO FERNANDES DA SILVA, N.; GONÇALVES CAMARGO, O.; MESQUITA, D. Z. PROTÓTIPO DE HIDROPONIA COMERCIAL NFT DE BAIXO CUSTO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 30 oct. 2020.
Sección
EIXO 6 - Relato de Prática - Gestão do Agronegócio, Economia e Bioeconomia