SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL EM MERCADOS DE PEQUENO PORTE EM NOVA ANDRADINA /MS
Abstract
Com as constantes evoluções tecnológicas, o mercado de comércio varejista enfrenta dificuldades para manter suas atividades, surgindo assim à necessidade de um sistema de informação para o correto gerenciamento de dados, auxiliando nas tomadas de decisões. Este estudo teve por objetivo compreender qual a necessidade do sistema de informação em mercados de pequeno porte em Nova Andradina/MS, tendo como base a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo em mercados de bairros de Nova Andradina/MS. Constatou-se que os mercados que investem em sistema de informação gerencial podem diminuir os erros operacionais e potencializar seus resultados. Além disso, a pesquisa aponta que a maioria dos mercados de pequeno porte faz o uso de software de menor complexibilidade para gerir seus negócios. Os que não utilizam sistema de informação estão na contramão de atingir os objetivos de venda e lucratividade. Conclui-se que os mercados que estão em maior desenvolvimento são aqueles que já possuem um sistema de informação gerencial, onde são controlados os processos de vendas, estoque, administrativo e recursos humanos. Sendo assim, o estudo permite considerar que a capacidade tecnológica auxilia na forma de gerir, produzir e comercializar bens e serviços para o aumento da capacidade de produção.