ELABORAÇÃO DO TCC
implicações cognitivas, emocionais e psicológicas relacionadas no processo de produção
Resumo
O objetivo da pesquisa é descrever a percepção dos egressos dos Cursos de Administração, Ciências Biológicas, Enfermagem e Pedagogia do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí, no que diz respeito aos fatores cognitivos, emocionais e psicológicos que influenciam a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A pergunta da pesquisa é Que fatores precedentes constituem o processo de elaboração do Trabalho de Curso e qual a importância do TCC na formação profissional e no fortalecimento do espírito científico? O estudo tem abordagem quantitativa, de natureza descritiva-exploratória, com utilização do método survey, por intermédio do instrumento Google Forms. Foram encaminhados 137 questionários, obtendo-se 37 respostas, correspondendo a 27% de retorno. Os resultados expuseram que inúmeros fatores influenciam diretamente no processo de construção do TCC, indicando que alguns procedimentos precisam ser aperfeiçoados no sentido de tornar exitosa a trajetória estabelecida entre orientador e orientando com foco no TCC. Tendo em vista que os elementos de cunho cognitivo, emocional e psicológico estão permanentemente relacionados no processo, desde a definição do tema de pesquisa, sugere-se que professores e orientandos possam estabelecer novas diretrizes e procedimentos com o fito de evitar desgastes e incompreensões no curso da construção do TCC.