MÍDIAS SOCIAIS E MÍDIAS DIGITAIS
A FORMA E O CONTEÚDO NAS RELAÇÕES DE CONSUMO NO CYBERESPAÇO
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo compreender o processo e o uso das mídias digitais e sociais no mercado atual, em relação à sua forma e conteúdo na estratégia de informação de produtos e consumo, a fim de compreender a relação de consumo no “cyberespaço”. O método consiste em uma abordagem qualitativa e quantitativa das informações a serem investigadas, sendo apresentada de forma descritiva por meio de dados secundários uma pesquisa bibliográfica que se interpreta pela observação e análise do discurso e do conteúdo de outros autores sobre o assunto. Os resultados da pesquisa ajudam a identificar como o desenvolvimento da tecnologia de informação modificou as relações em sociedade incluindo nisso as relações de consumo. Logo, conclui-se que essas novas relações influenciam a geração de novas empresas como startups e novas profissões como o digital influencer, que têm nos dias atuais um importante papel, determinando tendências de comportamento e moda, definem espaços e o conteúdo de determinados mercados, geram nas empresas engajamentos coletivos de apoio ou muitas vezes repúdio aos seus produtos, campanhas publicitarias e até mesmo suas normas trabalhistas, produção e atendimento ao publico.
Palavras Chave: Mídias Digitais e Sociais; Consumo; Cyberespaço.