EDUCAÇÃO INFANTIL E CURRÍCULO NO BRASIL
ENTRE DOCUMENTOS E PRÁTICAS
Abstract
Atualmente a definição curricular da educação infantil no Brasil, é regida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018), que apresenta propostas a todos os níveis de ensino, inclusive para a Educação Infantil. Esse trabalho é o relato de uma pesquisa em desenvolvimento que tem como objetivo analisar os aspectos curriculares do desenvolvimento do trabalho educativo de Educação Infantil no município de Três Lagoas/MS/Brasil, bem como as concepções teóricas que a orientam. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental que busca, a partir da leitura e análise da legislação e dos principais documentos de Educação Infantil, bem como de autores que discutam o assunto, compreender o embasamento conceitual presente na proposta curricular de Educação Infantil brasileira e a maneira como os indivíduos dele se apropriam, tomando como ponto de análise a educação infantil ofertada no Município de Três Lagoas/ MS.