CROWDFUNDING PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO BRASIL
Abstract
O objetivo da pesquisa foi analisar os principais objetivos de campanhas de crowdfunding para inovação tecnológica de Micro e Pequenas Empresas no Brasil. A pesquisa contemplou estudo de casos múltiplos e survey. Foram realizadas entrevistas com responsáveis por campanhas de crowdfunding, para inovação tecnológica e coletados dados disponíveis nas plataformas. Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo qualitativa, utilizando o software Atlas-ti, identificando objetivos de campanhas de crowdfunding para inovação tecnológica. Com base na lista de objetivos foi estruturado questionário online, enviado aos responsáveis por campanhas de crowdfunding, para projetos de inovação tecnológica. Os dados foram analisados utilizando o software estatístico SPSS. Os resultados indicam que os principais objetivos de campanhas de crowdfunding, em vários modelos, para inovação tecnológica, estão relacionados, além das questões financeiras, a questões mercadológicas, e ao objetivo de testar sua utilização para financiamento de produto. Observa-se que o crowdfunding é uma fonte alternativa de financiamento para a inovação, contribuindo também para questões mercadológicas, favorecendo o empreendedorismo, mesmo em períodos de recessão, sendo que sua utilização pode auxiliar na retomada da economia no período pós Covid-19.