MARKETPLACES E AS TRANSFORMAÇÕES NO VAREJO
O ecossistema de serviços de empresas que operam no Brasil
Abstract
As plataformas multifacetadas que fazem a intermediação das transações online entre múltiplos usuários são chamadas de marketplaces. Esse novo modelo de negócio tem se expandido nos últimos 20 anos e essas empresas começaram a oferecer alguns serviços. As pesquisas sobre essas transformações são escassas no Brasil. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar os serviços oferecidos pelas quatro principais empresas que atuam como marketplaces no país: Mercado Livre, B2W, Via Varejo e Magazine Luiza. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva com dados secundários e análise documental. Como resultados, identificou-se uma mudança de posicionamento de mercado com a transformação do negócio em um ecossistema de serviços para vendedores e clientes. Foram identificados serviços em diferentes áreas, como marketing, logística, finanças, sistemas de informação e também gestão de pessoas. O trabalho contribuiu com a ampliação da literatura sobre esse modelo de negócio, fornecendo uma breve contextualização sobre essas empresas e suas estratégias. Também fornece elementos que podem auxiliar os gestores a compreender melhor os diversos elementos que devem ser considerados para atuar em parceria com um marketplace.