ANÁLISE DOS DETERMINANTES QUE INDUZEM A RECUPERAÇÃO DE PASTAGENS DEGRADADAS PELOS AGRICULTORES DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS CONTAS, BAHIA

Resumo

A intensificação da produção agrícola no futuro deve acontecer, necessariamente, em bases sustentáveis. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar o papel da educação e da percepção climática para o comportamento pró-ambiental de agricultores com o enfoque na recuperação das pastagens degradadas. Considerou-se a disposição em adotar técnicas agrícolas mitigadoras de emissões de gases de efeito estufa como fator do comportamento pró-ambiental. Para a análise foi realizado um estudo de caso junto a agricultores cujas propriedades são localizadas na bacia hidrográfica do Rio das Contas, Bahia. Metodologicamente o trabalho foi dividido em três etapas principais. Os principais responsáveis por essa percepção acerca das mudanças climáticas identificadas no estudo foram o acesso à educação formal e à assistência técnica. A pesquisa mostrou que essas duas variáveis podem promover a recuperação das áreas degradadas, pois são capazes de auxiliar na tomada de decisão frente aos cenárias de mudanças climáticas. Concluiu-se que a assistência técnica e a escolaridade tornam os agricultores mais dispostos a empreender técnicas agrícolas mais sustentáveis, embora o conhecimento sobre mudanças climáticas tenha papel preponderante para a mudança comportamental desses indivíduos.

Publicado
2021-09-29
Como Citar
SUELA, A. G.; SUELA, G. L.; BOTELHO, L. S.; TROTTER, I. M. ANÁLISE DOS DETERMINANTES QUE INDUZEM A RECUPERAÇÃO DE PASTAGENS DEGRADADAS PELOS AGRICULTORES DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS CONTAS, BAHIA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 29 set. 2021.
Seção
EIXO 6 - Artigo Completo - Gestão do Agronegócio, Economia e Bioeconomia