GOURMETIZAÇÃO DO CAFÉ
Competitividade às empresas brasileiras em uma cadeia global de valor
Abstract
A gourmetização é um tema recorrente devido a importância que se dá a qualidade de determinados produtos e o consequente retorno pela oferta deste produto ao consumidor. A gourmetização do café é discussão frequente entre os integrantes visando agregar valor aos cafés brasileiros tornando-os mais competitivos em um mercado hoje dominado por grandes empresas do setor cafeeiro. A fim de compreender o processo de agregação de valor ao café, na busca por maior integração as Cadeias Globais de Valor (CGVs), definiu-se como objetivo geral da presente pesquisa: analisar se gourmetização do café contribui para inserção competitiva das empresas brasileiras nas cadeias globais de valor. Como objetivos específicos foram definidos: 1) caracterizar a gourmetização do café – tipos e tecnologias, junto à amostra da pesquisa; 2) analisar as vantagens e desvantagens proporcionadas pela gourmetização do café e; 3) levantar as vantagens e desafios que as empresas têm na sua decisão de exportar. A pesquisa se classifica como exploratória, fazendo uso do método qualitativo. A entrevista semiestruturada será a técnica utilizada para coleta de dados, sendo a amostra composta por empresas com a certificação da Alta Mogiana Specialty Coffee, AMSC.