ANÁLISE DA EXPANSÃO E PERFIL DOS CENTROS UNIVERSITÁRIOS DO INTERIOR DO NORDESTE
Abstract
Os Centros Universitários, pela sua autonomia e características, são instituições de ensino muito relevantes para a comunidade acadêmica e sociedade em geral. O objetivo geral do estudo foi analisar a evolução dos Centros Universitários do interior da Região Nordeste. Do ponto de vista de sua natureza, a pesquisa se classifica como aplicada. No que se refere a abordagem do problema, foi utilizado o método quantitativo. A técnica empregada para a coleta dos dados foi a pesquisa documental. A coleta de dados foi realizada do Ministério da Educação, através da Plataforma e-MEC, onde foram pesquisadas as instituições de ensino do interior da Região Nordeste, identificando-se 22 centros universitários, até a data de fechamento da coleta, 31/12/2020. Percebeu-se, que o estado que concentra o maior número de Centros Universitários é a Bahia (36%). Verificou-se, que até o ano de 2013, não havia nenhum Centro Universitário implantado no Interior do Nordeste. Nessa pesquisa, identificou-se que 68,18% possuem esse CI mínimo de 4 e 31,82% possuem o conceito máximo, 5. Verificou-se, ainda, que exatamente a metade das instituições ofertam apenas o ensino presencial e a outra metade oferta as duas modalidades, Presencial e Ensino à Distância.