O MASP COMO FERRAMENTA DE MELHORIA NO PROCESSO PRODUTIVO
uma pesquisa de campo no setor de bares e restaurantes
Abstract
Em uma gestão contemporânea, que visa otimização de processos, redução de custos, aumento de produção, inovação e lucratividade, a gestão da qualidade é um fator indispensável. Desse modo, realizar uma estruturação dos processos, utilizar ferramentas de análise, gerenciamento e controle, é estritamente necessário, tornando a gestão da qualidade uma subárea essencial para a melhoria continua. A gestão da qualidade passa pela introdução de ferramentas de controle de produção e operações, que na prática das organizações visam detectar possíveis problemas durante as etapas de um processo e apontar soluções para reduzi-los ou eliminá-los. Este estudo apresenta informações sobre uma destas ferramentas da gestão de qualidade: o Método para Análise e Solução de Problemas (MASP), que visa desenvolver um processo de melhoria num ambiente organizacional e a obtenção de resultados otimizados. O objetivo deste estudo foi propor uma aplicação prática do método MASP por meio de uma pesquisa de campo com foco na análise dos processos de atendimento à clientes de um restaurante da cidade de Ivinhema - MS. As ferramentas da qualidade aqui abordadas para descrever os processos de atendimento do restaurante permitiram identificar os principais problemas e propor um plano de ação focado principalmente no treinamento e comprometimento da equipe.