A INFLUÊNCIA DO GERENCIALISMO NA GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Resumo

Uma educação de qualidade é mecanismo de transformação e desenvolvimento social, nesta perspectiva, o papel da universidade é formar indivíduos dotados de conhecimento, senso crítico e capacidades teóricas e técnicas para atuação profissional. No entanto, com as transformações sociopolíticas e a implantação do modelo gerencialista na gestão das universidades, alguns desses elementos vem sendo alterados. O objetivo deste artigo foi discutir os efeitos do gerencialismo no ensino superior público e privado no Brasil. Para isso foi desenvolvida uma revisão sistemática no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram realizados três tipos de buscas avançadas, utilizando expressões de forma combinada, o que resultou em 55 artigos. Após a análise dos resumos, das seções de introdução e seções de considerações iniciais se constatou que apenas 7 possuíam relação direta com a temática abordada neste trabalho. Os resultados evidenciaram que no Brasil, o modelo gerencialista de gestão se difundiu associado à ideia de modernização do Estado, visando proporcionar uma gestão eficiente e eficaz, ao incorporar instrumentos e práticas do setor empresarial. No entanto, os achados sugerem que o modelo não foi capaz de atender a contento as necessidades da população. O gerencialismo trouxe para a gestão das universidades princípios que impactaram sua atuação em termos de, por exemplo, competição, posicionamento em rankings, ênfase em números e resultados, produtividade e desempenho, e isso impactou a dinâmica tanto das universidades públicas quanto das privadas. Desse modo constatou-se a inegável influência do gerencialismo no ensino superior afetando de modo abrangente a gestão e formação oferecida pelas universidades brasileiras.

Biografia do Autor

Mônica de Fatima Berno , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Possui especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000). Atualmente é Técnico de Nível Superior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente no seguinte tema: direitos humanos. 

Obedias Miranda Belarmino, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2018). Mestrando em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos UEMS/Brasil. Tem experiência na administração pública e privada. Ama desafios e gosta de estar em constante aprendizado. Dispõe de forte influência empreendedora, criativa e flexível ao ambiente empresarial e social, usa seus conhecimentos para realizar seu melhor na atividade a qual está envolvido. Atualmente vêm desenvolvendo pesquisas na área de desenvolvimento socioeconômico da faixa de fronteira sul mato-grossense.

Waltecir Cardoso Pereira , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos - PPGDRS/UEMS Unidade Ponta Porã (2020). Pós-graduado em Gestão Empreendedora de Negócios pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN (2011). Graduado em Administração pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2009). Possui experiência em gestão na Administração Pública Federal; em docência, gestão e coordenação didático-pedagógica no ensino superior.

Rosenery Loureiro Loureço, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018), mestrado em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (2010), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente Assessora de Relações Internacionais e professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: controle gerencial, gestão pública, pesquisa contábil, educação pública, Abordagens interpretativas e críticas de pesquisa. 

Publicado
2021-10-15
Como Citar
DE FATIMA BERNO , M.; MIRANDA BELARMINO, O.; CARDOSO PEREIRA , W.; LOUREIRO LOUREÇO, R. A INFLUÊNCIA DO GERENCIALISMO NA GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 15 out. 2021.
Seção
EIXO 2 - Artigo Completo - Gestão de Pessoas e Processos