A INFLUÊNCIA DO GERENCIALISMO NA GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
Resumo
Uma educação de qualidade é mecanismo de transformação e desenvolvimento social, nesta perspectiva, o papel da universidade é formar indivíduos dotados de conhecimento, senso crítico e capacidades teóricas e técnicas para atuação profissional. No entanto, com as transformações sociopolíticas e a implantação do modelo gerencialista na gestão das universidades, alguns desses elementos vem sendo alterados. O objetivo deste artigo foi discutir os efeitos do gerencialismo no ensino superior público e privado no Brasil. Para isso foi desenvolvida uma revisão sistemática no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram realizados três tipos de buscas avançadas, utilizando expressões de forma combinada, o que resultou em 55 artigos. Após a análise dos resumos, das seções de introdução e seções de considerações iniciais se constatou que apenas 7 possuíam relação direta com a temática abordada neste trabalho. Os resultados evidenciaram que no Brasil, o modelo gerencialista de gestão se difundiu associado à ideia de modernização do Estado, visando proporcionar uma gestão eficiente e eficaz, ao incorporar instrumentos e práticas do setor empresarial. No entanto, os achados sugerem que o modelo não foi capaz de atender a contento as necessidades da população. O gerencialismo trouxe para a gestão das universidades princípios que impactaram sua atuação em termos de, por exemplo, competição, posicionamento em rankings, ênfase em números e resultados, produtividade e desempenho, e isso impactou a dinâmica tanto das universidades públicas quanto das privadas. Desse modo constatou-se a inegável influência do gerencialismo no ensino superior afetando de modo abrangente a gestão e formação oferecida pelas universidades brasileiras.