O EDIFÍCIO ESCOLAR VOLTADO ÀS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E ÀS METODOLOGIAS ATIVAS
Abstract
O presente artigo evidencia a necessidade de transformação na configuração do edifício escolar, com uma maior variedade de ambientes de aprendizagem, para o apoio ao desenvolvimento das inteligências múltiplas, associadas às metodologias ativas. Como resultado de uma pesquisa de doutorado, identifica-se que a educação no século XXI, diante do impacto das tecnologias da informação e comunicação, suscita grandes mudanças no modelo tradicional, amplamente difundido no período industrial. Partindo da análise sobre o potencial da Teoria das Inteligências Múltiplas (IM) – do norte-americano, Howard Gardner – para as concepções de ensino e aprendizagem mais atuais, destaca-se que os diferentes tipos de inteligências apontam para as distintas necessidades dos alunos. Associada às metodologias ativas, a formação dos estudantes deve ocorrer de maneira personalizada. Apesar da arquitetura escolar não ser a responsável pela transformação na educação, o ambiente escolar possui um enorme potencial de criar e apoiar novos hábitos para uma aprendizagem centrada no aluno. Conclui-se que uma nova configuração do ambiente escolar, com uma maior variedade de ambientes de aprendizagem, potencializa o desenvolvimento das IM, por meio de metodologias ativas. Para isso, o edifício escolar deve ser considerado como um todo, desde o seu acesso, até os ambientes para atividades mais especializadas.