MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19
Abstract
A pandemia de Covid-19 gerou impacto no dia a dia das pessoas e das empresas ao afetar o comportamento o consumidor. As pessoas passaram a comprar pela internet por meio do e-commerce, e muitas empresas tiveram que transformar seus negócios com o emprego de meios digitais, aumentando, deste modo, o uso das mídias sociais como ferramenta de marketing. Dessa forma, a presente pesquisa buscou o estudo da seguinte problemática: quais mudanças a pandemia de Covid-19 trouxe no comportamento do consumidor do município de Aquidauana, localizado no estado de Mato Grosso do Sul? Adotou-se uma abordagem quali-quantitativa, sendo a pesquisa classificada como descritiva, em que se aplicou um questionário online, contendo vinte questões, composto por perguntas abertas e fechadas. Os principais relatos foram que os consumidores de Aquidauana/MS passaram a economizar e a comprar somente o necessário durante a pandemia, optando por ficar mais em casa e, também, por aumentar os cuidados com a saúde, sendo que esses comportamentos deverão ser mantidos mesmo após a pandemia. Dentre os consumidores que passaram a comprar pela internet, as principais categorias apontadas foram alimentos por delivery, eletrodomésticos e eletroportáteis.