CARACTERÍSTICAS E COMPETÊNCIAS DO INFLUENCIADOR DIGITAL

  • Sibelly Resch
  • Natalia Pegoraro UFMS/CPNV
  • Giovanna Gevaerd UFMS/CPNV

Resumo

Os influenciadores digitais surgiram com o avanço das redes sociais, caracterizando-se como usuários de redes sociais e plataformas digitais que possuem um elevado número de seguidores. O presente estudo teve como objetivo identificar as principais características e competências para se tornar um influenciador digital, justificado pela escassez de estudos que discutam sobre os influenciadores neste escopo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória. Os dados foram levantados a partir de pesquisa bibliográfica na literatura nacional e internacional. Os resultados indicam que as características que o usuário possui no ambiente off-line podem influenciar nos resultados que obterá no ambiente online. Além disso, os influenciadores que trabalham sem apoio técnico devem possuir conhecimentos que vão desde questões éticas e legais, funcionalidades das plataformas, tendências do segmento ou tema em que atua prioritariamente à programas que auxiliem na produção de conteúdo. Também devem possuir certas habilidades e atitudes que poderão impactar e definir os resultados do seu trabalho, além de competências relacionadas à gestão considerando que o seu trabalho pode ser compreendido na perspectiva de um negócio.

Publicado
2021-09-30
Como Citar
RESCH, S.; PEGORARO, N.; GEVAERD, G. CARACTERÍSTICAS E COMPETÊNCIAS DO INFLUENCIADOR DIGITAL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 30 set. 2021.