REFLEXÕES SOBRE A OBRA “ENSINANDO PENSAMENTO CRÍTICO: SABEDORIA PRÁTICA” DE BELL HOOKS
Abstract
Na Era da Informação e do Conhecimento as pessoas recebem diariamente uma enxurrada de informações, porém, por diversos motivos, acabam não tendo um efeito epistemológico devido à falta de análise e criticidade desses assuntos. Ademais, há aqueles que não têm suas vidas modificadas pelo que aprendem, tornando-se mera questão de entretenimento e ocupação em suas vidas, sem o viés prático e filosófico que o pensamento crítico possui. Assim, o objetivo do presente trabalho é analisar a obra de Bell Hooks “Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática”, publicado pela Editora Elefante em 2010, relacionando a importância do pensamento crítico a atual sociedade, onde o conhecimento é ativo de maior valor. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se de natureza básica e exploratória, analisa, na obra de Hooks, a importância da construção do pensamento crítico na educação e como seu viés sociofilosófico, mostram a relevância do ato de pensar com crítica e autonomia, além de transmitir a vivacidade e os benefícios desse comportamento que modifica o sujeito que dele se apropria e desenvolve-o continuamente. Trata-se de um estudo descritivo e bibliográfico, uma vez que se explora a obra da autora de modo a analisar e constatar a relevância e influências de seus pensamentos e concepções.