ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO UTILIZADAS PELAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS FRENTE A PANDEMIA
um estudo no Brasil e Colômbia
Abstract
O estudo tem por objetivo identificar as estratégias de inovação utilizadas pelas pequenas e médias empresas do Brasil e Colômbia, no enfrentamento da pandemia Covid-19. A coleta de dados foi realizada por meio de survey, de forma concomitante em empresas brasileiras e colombianas. A coleta de dados ocorreu por meio de aplicação de questionário estruturado a 82 empresas do segmento de hotelaria, bares e restaurantes. Os resultados indicam que as estratégias de inovação adotadas pelas empresas para manter a continuidade das atividades, frente ao contexto pandêmico, foram de comunicação e marketing, com publicidade em mídias digitais e implementação do uso de aplicativos e ferramentas de comunicação (facebook, instagram e whatsApp); bem como inovação de processos, com adequação no fluxo de atividades operacionais e atendimento (serviço de delivery). Por outro lado, pode-se observar que a pandemia, trouxe impactos negativos nas relações de trabalho, refletindo em alterações nas rotinas de trabalho e adequações nos contratos trabalhistas, incluindo ações de demissão, redução salarial, antecipação de férias e suspensão temporária de contratos. Esse impacto poderia ser ainda mais negativo, caso as empresas estudadas não tivessem implementado estratégias de inovação. De forma geral, constatou-se similaridade nas estratégias de inovação entre as empresas brasileiras e colombianas.