DESAFIOS GERENCIAIS DA CRISE DO COVID-19 NOS BARES E RESTAURANTES DE NOVA ANDRADINA E TAQUARUSSU
Abstract
Este estudo teve como objetivo identificar as estratégias de gestão adotadas por empresários de bares e restaurantes de Nova Andradina e Taquarussu durante a pandemia da COVID-19. A pesquisa é considerada descritiva, realizada por meio de levantamento (Survey). A coleta dos dados ocorreu por meio de aplicação de questionários em uma amostra composta por 26 estabelecimentos. Os dados foram analisados através de análise quantitativa e os resultados indicam que as empresas precisaram adaptar novas estratégias durante o período de pandemia. Com isso, 61,54% possuíam reservas e estavam preparadas para circunstâncias não previstas, 53,85% ajustaram as despesas para poder equilibrar o caixa, e, como forma de adequação, 30,77% das empresas adotaram o delivery para assegurar parte das vendas. Ainda que um grupo de respondentes, correspondente a 7,69%, não possuísse algum controle gerencial e financeiro eficiente, a pesquisa demonstrou que os bares e restaurantes da amostra conseguiram adotar estratégias de gestão, tais como utilizar as reservas, adequar as vendas ou ajustar despesas para enfrentar a pandemia.