CONTRIBUIÇÃO ECONÔMICA DO CONHECIMENTO

a movimentação da economia local a partir do investimento em bolsas de pesquisa

Abstract

This theoretical essay sought to discuss the economic contribution of knowledge from the movement that investment in research grants can provide in the local economy. In this sense, we assess the possibility that this investment – ​​raised by the university and distributed in the form of research grants – contributes indirectly to society, including minimizing the cognitive distance existing between the university and society. This initial proposition demonstrates that the economic measurement of research, as a result of a new perspective of evaluation of investment in research grants, can cause investment in research grants to be classified and compared through calculability devices, making it more socially understandable. This result can be relevant to guarantee legitimacy to the research process, assign reasons for investments, provide a better perception of the economic return of research, greater understanding and credibility of society in relation to investments in science - specifically those linked to research grants, as well as enabling the quantification and valuation of dimensions that are difficult to measure, such as the economic value attributed to knowledge.

Author Biographies

Edi Carlos de Oliveira, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Administração pela UEM - Universidade Estadual de Maringá - área de concentração: Organizações e Mercado (2020); Mestre em Administração pela UEM - Universidade Estadual de Maringá - área de concentração: Organizações e Empreendedorismo (2013); Especialista em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino (2011); Especialista em Tecnologias e Educação a Distância (2011); Especialista em MBA Executivo em Negócios (2008); Especialista em Docência do Ensino Superior (2006); Graduado em Administração (2003). Atualmente é Juiz de Paz do Município de Presidente Castelo Branco - PR; Tutor da Especialização Lato Sensu em Gestão Pública Municipal (UEM-UAB); e Professor Colaborador na UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí - PR.

Fabiane Cortez Verdu, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Administração pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Lins (1994), Graduada em Tecnologia Em Processamento de Dados pela Faculdade de Informática de Lins (1991), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1999), Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2010), Pós Doutora em Administração pela Universidade de Colônia (Alemanha, 2016). Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desde 2008, atua na Graduação bem como no Programa de Pós Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado). Interesses de pesquisa: Estratégias. Internacionalização de empresas. Internacionalização de Universidades. Ensino, Pesquisa e Extensão nas Universidades.

Maurício Reinert do Nascimento, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Professor Associado do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá, atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado e Doutorado. Possuo doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2006), sendo que foi realizado Doutorado Sanduíche na University of Michigan - Ann Arbor em 2004, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2000) e graduação em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1994). Fui pesquisador visitante no grupo de pesquisa em Sociologia dos Mercados no Max-Planck-Institut für Gesellschaftsforschung (MPIfG) coordenado pelo Professor Jens Beckert, em Colônia - Alemanha. Tenho experiência na área de Administração e Sociologia, com ênfase em Teoria das Organizações e Sociologia Econômica e dos Mercados, pesquisando principalmente nos seguintes temas: moral e mercados, redes sociais e relacionamentos interorganizacionais, inovação e teoria institucional.

Published
2022-10-25
How to Cite
OLIVEIRA, E. C. DE; VERDU, F. C.; NASCIMENTO, M. R. DO. CONTRIBUIÇÃO ECONÔMICA DO CONHECIMENTO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 25 Oct. 2022.
Section
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo