MÉTODO ABACADA E A SUA IMPORTÂNCIA NA ROTINA DE APRENDIZAGEM DAS APAE’S

  • Lilian Cibele Vargas Unicesumar - Maringá
  • Maria Ligia G. Granado Rodrigues Elias Universidade Cesumar (UNIJCESUMAR)
  • Viviane Sartori Universidade Cesumar (UNIJCESUMAR)

Abstract

A pesquisa apresenta o método de alfabetização ABACADA, utilizado no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual (DI) nas escolas de Educação Básica, na modalidade Educação Especial, no Paraná - APAE’s. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental baseada nas Diretrizes Curriculares Estaduais (PARANÁ, 2008); Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e o site oficial da criadora do Método, Desafios do Aprender. Nesse artigo, aborda-se o funcionamento do método ABACADA e a sua importância no processo de alfabetização e desenvolvimento cognitivo dos educandos, uma vez que é possível realizar diversas atividades que proporcionam o “Aprender Brincando”, tornando a rotina mais lúdica e prazerosa para os alunos, apresentando e motivando tarefas e promovendo a interação entre as crianças.

 

Palavras-chave: APAE; Alfabetização Deficiência Intelectual; ABACADA; Rotina de Aprendizagem.

Published
2022-11-12
How to Cite
CIBELE VARGAS, L.; ELIAS, M. L. G. G. R.; SARTORI, V. MÉTODO ABACADA E A SUA IMPORTÂNCIA NA ROTINA DE APRENDIZAGEM DAS APAE’S. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 12 Nov. 2022.
Section
EIXO 4 - Resumo Expandido - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo