MÉTODO ABACADA E A SUA IMPORTÂNCIA NA ROTINA DE APRENDIZAGEM DAS APAE’S
Abstract
A pesquisa apresenta o método de alfabetização ABACADA, utilizado no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual (DI) nas escolas de Educação Básica, na modalidade Educação Especial, no Paraná - APAE’s. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental baseada nas Diretrizes Curriculares Estaduais (PARANÁ, 2008); Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e o site oficial da criadora do Método, Desafios do Aprender. Nesse artigo, aborda-se o funcionamento do método ABACADA e a sua importância no processo de alfabetização e desenvolvimento cognitivo dos educandos, uma vez que é possível realizar diversas atividades que proporcionam o “Aprender Brincando”, tornando a rotina mais lúdica e prazerosa para os alunos, apresentando e motivando tarefas e promovendo a interação entre as crianças.
Palavras-chave: APAE; Alfabetização Deficiência Intelectual; ABACADA; Rotina de Aprendizagem.