A MÚSICA NA EDUCAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
Abstract
O texto parte da noção de que a música deve ser experienciada com os bebês e com as crianças pequenas, e de que é preciso pensar as especificidades do trabalho com música considerando as singularidades das crianças de 0 a 3 anos. Portanto, o objetivo do texto é apresentar os dados de uma pesquisa que examinou as produções científicas que abordam as relações entre as práticas pedagógicas envolvendo a música e o desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos. A pesquisa bibliográfica teve como base o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; considerando o recorte temporal de 2010 a 2022, e a utilização dos descritores música e desenvolvimento, musicalização para crianças, música na educação infantil e música na creche, foram visualizados vinte textos, sendo cinco escolhidos para leitura por tratarem, especificamente, das crianças de 0 a 3 anos. Os resultados indicam, dentre outros aspectos, a necessidade de mais estudos tratando a música no trabalho pedagógico com crianças de 0 a 3 anos, especialmente no Centro-Oeste e em Mato Grosso do Sul, bem como a ausência de trabalhos sobre a música com bebês e crianças pequenas em espaços de educação social.