PERCEPÇÃO DE CONSUMIDORES NEGROS SOBRE A IMAGEM DA MARCA DE MAQUIAGEM

Abstract

A indústria de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) tem se preocupado em atender as necessidades e desejos de distintos segmentos de consumidores. No entanto, nota-se, ainda, que poucos produtos atendem as necessidades e preferências dos consumidores negros no Brasil. O objetivo desta pesquisa é analisar a oferta de cosméticos e imagem da marca em relação ao combate ao racismo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, em que foram entrevistadas treze pessoas negras, brasileiras, acima de 18 anos. O estudo demonstrou que existem barreiras para a compra de maquiagem étnica, entre elas: oferta restrita de produtos, desconforto na abordagem do vendedor, inacessibilidade e situações de racismo no momento da compra. Na opinião dos entrevistados, isso ocorre pela invisibilidade dos negros no Brasil. Além disso, evidenciou-se a importância das pessoas não-negras no combate ao racismo no ramo da beleza. Tendo em vista a necessidade das empresas em agregar valor à sua marca, torna-se essencial o posicionamento contra o racismo que refletirá na disponibilidade dos produtos ofertados.

Published
2022-11-07
How to Cite
MASCHIO, H. A.; PAULETTO SPANHOL FINOCCHIO , C.; MOLIN BRUN, H.; BISSACOT DE OLIVEIRA, A. C.; MOURA ARAUJO, A. PERCEPÇÃO DE CONSUMIDORES NEGROS SOBRE A IMAGEM DA MARCA DE MAQUIAGEM. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 7 Nov. 2022.