MULTIPLICIDADE DOS ATRIBUTOS DE QUALIDADE DAS FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES BRASILEIROS E FALTA DE PADRONIZAÇÃO NA CADEIA
uma análise da perspectiva mercadológica e dos custos de transação
Abstract
Embora o consumo de frutas, verduras e legumes (FLVs) seja importante e os números brasileiros sejam expressivos, a cadeia ainda apresenta desafios, como a falta de coordenação e ausência de padronização. O objetivo do presente trabalho, portanto, consiste em realizar uma revisão teórica sobre os atributos de qualidade dos bens FLVs, buscando consolidar os achados sobre o tema até o momento. A perspectiva teórica mercadológica foi adotada para escrutínio dos atributos dos bens, complementada pela vertente da Economia dos Custos de Mensuração na análise da coordenação e eficiência da cadeia produtiva. Uma pesquisa qualitativa, descritiva, bibliográfica foi empreendida, a partir da análise de 41 artigos publicados nos indexadores Google Schoolar e Periódicos Capes, sobre o tema em questão. A análise de conteúdo foi empregada, com apoio do software Atlas.TI. Como resultados, encontrou-se atributos de compra, experiência e crença relativos ao FLV, presentes na literatura. Além disso, identificou-se uma ausência de padronização dos atributos importantes para a comercialização e evidências de falhas de coordenação do CEASA, que abrem espaço para que cada rede varejista estabeleça padrões próprios e diferentes entre si, junto aos produtores.