MARKETPLACES
análise dos fatores que impactam no processo de compras
Abstract
O varejo online brasileiro se expandiu e a estratégia adotada por grandes varejistas que se transformaram em marketplaces possibilita que pequenos vendedores tenham a oportunidade de vender nessas plataformas com algumas vantagens. Neste contexto, surgiu o problema que norteou essa pesquisa: Quais são as vantagens e desvantagens para os clientes nos processos de compras em marketplaces? Delimitou-se como objetivo do trabalho analisar os fatores que impactam no processo de compra nos principais marketplaces do Brasil. Os objetivos específicos deste trabalho foram: (1) identificar na literatura os fatores que influenciam no processo de compras online; e (2) identificar e comparar as características das plataformas dos principais marketplaces brasileiros e de produtos comercializados por meio de simulação. Realizou-se pesquisa bibliográfica e documental, além de simulações nos websites de quatro dentre os principais varejistas que atuam no território brasileiro: B2W, Via Varejo, Magazine Luiza e Mercado Livre. Os resultados possibilitam identificar a variedade como vantagem nesta modalidade do varejo online; a confiança como fator que afeta o processo de compra; e demonstra o poder de mercado das grandes empresas que conseguem deter as melhores ofertas e maiores benefícios aos clientes, como os preços de serviços de entregas e a diversidade de vendedores como fator que também pode dificultar a compra.