COMÉRCIO ELETRÔNICO

análise dos atributos de lojas virtuais pelos consumidores de Sergipe

  • Karol dos Santos Carneiro Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Conceição Melo Silva Luft Universidade Federal de Sergipe
  • Karen Batista Universidade Federal de Pernambuco
  • Ingrid de Matos Martins Universidade Federal do Paraná

Abstract

No comércio tradicional as vendas e trocas eram feitas em ambientes abertos por meio de lojas físicas. Com o avanço da tecnologia, um novo modelo de loja foi criado: as lojas virtuais. Esse novo tipo de loja usa a internet como vitrine e apresenta uma série de benefícios. Porém, o sucesso desse modelo de negócio está intimamente ligado aos atributos dessa loja. Estes são definidos como características percebidas por clientes em potencial que influenciam positivamente na compra. Para tanto, essa pesquisa teve como objetivo analisar os atributos de lojas virtuais pelos consumidores de Sergipe que influenciam a intenção de compra no comércio eletrônico. Os atributos estudados foram: privacidade, segurança, confiança, qualidade de informação e reputação. A investigação se deu mediante pesquisa descritiva, estratégia survey, por meio de amostra não probabilística como 131 respondentes. Desse modo, foi possível perceber que grande parte dos entrevistados consideram todos os atributos no momento da compra, porém o preço foi julgado como atributo mais importante e a percepção de segurança que os sites de comércio eletrônico oferecem, como mediana. Quanto à intenção de compra, maioria dos entrevistados consideram os atributos estudados relevantes na escolha do site de comércio eletrônico, estes responderam que comprariam em um site de comércio eletrônico, recomendariam o site escolhido e fariam uma nova compra, eventualmente.

Published
2022-11-12
How to Cite
DOS SANTOS CARNEIRO, K.; MELO SILVA LUFT, M. C.; BATISTA, K.; DE MATOS MARTINS, I. COMÉRCIO ELETRÔNICO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 12 Nov. 2022.