O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL E OS MODELOS DE NEGÓCIOS
Uma revisão sistemática da literatura
Abstract
Diante de uma sociedade globalizada e um imperialismo das informações dotando os consumidores de poder e influência de escolha as empresas precisam aceitar e saber gerir mudanças. Uma das necessidades evidenciadas na atualidade consiste na inserção da vertente ambiental nos processos, produtos/serviços e na mentalidade das empresas. No entanto, tradicionalmente, as empresas apresentam-se estruturadas em modelos que não incorporam esta vertente. Este é um dilema especialmente ao universo dos empreendedores, de pequeno e médio porte, visto que determinadas alterações podem ser custosas demais para serem realizadas. Desta forma, torna-se importante conhecer modelos de negócios sustentáveis que possam ser aplicados aos empreendedores. Para este contexto foi desenvolvido uma revisão sistemática da literatura. Uma amostra de 21 artigos foi submetida a análises descritivas e semânticas. Como resultado apresenta-se um panorama das publicações de maior evidência, além de outros dados pertinentes aos anos de publicação, países expoentes, periódicos de maior aceitabilidade. Além disso, ressalta-se a necessidade de geração de valor ao cliente como mecanismo de manutenibilidade.