O EFEITO DO MARKETING DE INFLUÊNCIA NA DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES

  • Mayra Fernanda Figueredo do Nascimento
  • Lia Moretti e Silva UFMS/CPNA
  • Amélia de Lorena Stanzani
  • Alexandre Honig Goncalves UFMS
  • Paulo Cesar Schotten

Resumo

Este estudo tem por objetivo principal analisar o efeito do marketing de influência na decisão de compra dos consumidores universitários. Tendo em vista que pesquisar sobre marketing de influência compreende um tema contemporâneo e de interesse econômico, haja visto que, trata-se de uma ferramenta estratégica para as organizações quanto à sua imposição no mercado perante os segmentos em que atuam. Realizou-se uma pesquisa de finalidade descritiva, com abordagem quantitativa, utilizando para a coleta de dados a aplicação de questionário online em acadêmicos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS, campus Nova Andradina-MS. Diante disso, destaca-se o quanto os consumidores confiam e acreditam na opinião e experiência dos influenciadores digitais,  sendo que 82,7% dos participantes declararam acompanhar digitais influencers em suas redes sociais, sendo o WhatsApp, Instagram, Facebook, YouTube e TikTok as principais plataformas em que esses consumidores estabelecem conexão com o meio digital, promovendo a relação de troca entre marcas e consumidores, por intermédio dos influenciadores digitais. Por fim, evidencia-se que o marketing de influência tem efeito na decisão de compra dos consumidores.

Publicado
2024-05-28
Como Citar
NASCIMENTO, M. F. F. DO; E SILVA, L. M.; STANZANI, A. DE L.; GONCALVES, A. H.; SCHOTTEN, P. C. O EFEITO DO MARKETING DE INFLUÊNCIA NA DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES . Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 28 maio 2024.
Seção
EIXO 1 - Artigo Completo - Estratégia e Negócios