DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DA MATRIZ SWOT EM UM RESTAURANTE E PIZZARIA LOCALIZADO EM PLANALTO PR

Abstract

O presente trabalho consiste em um estudo de caso realizado em uma empresa do ramo alimentício, localizada em Planalto, Paraná. O tema e o objetivo do estudo envolvem a análise do ambiente interno e externo da organização, bem como a aplicação posterior da Matriz SWOT. Essa ferramenta é essencial para a definição do posicionamento estratégico, que, por sua vez, é necessário para o desenvolvimento de objetivos claros. Através da Matriz SWOT, é possível revelar o posicionamento estratégico da organização no ambiente em que atua. Cabe ao gestor estabelecer objetivos alinhados com a ambição da empresa, com base nas informações obtidas por meio dessa análise. A sigla SWOT representa os seguintes elementos: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Esses quatro elementos permitem avaliar tanto questões internas da empresa quanto fatores externos que impactam seu desempenho. Portanto, a Matriz SWOT é uma ferramenta valiosa para o planejamento estratégico e tomada de decisões.

Author Biographies

Anderson Ribeiro de Almeida, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Mestre em Produção e Gestão Agroindustrial pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Anhanguera-Uniderp (2012). MBA em Gestão Estratégica de Negócios pelo Centro Universitário Anhanguera Campo Grande (2010). Especialista em Pedagogia (2018). Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN (2008). Atualmente graduando em Ciências Econômicas. Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná, lotado no Campus de Pinhais e Professor convidado na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza. Participante dos GPCA/IFPR - Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada e GEFRONTTER - Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território.

Thiago de Araújo Machado, Faculdade Iguaçu

Bacharel em Administração

Willian José Borges , Instituto Federal do Paraná

Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (CPGA/UFSC). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA/UEM) na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) e integrante do diretório dos grupos de pesquisa do Brasil. As pesquisas desenvolvidas estão ligadas a inovação, tecnologia e ciência.

Published
2024-05-29
How to Cite
ALMEIDA, A. R. DE; DE ARAÚJO MACHADO, T.; JOSÉ BORGES , W. DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DA MATRIZ SWOT EM UM RESTAURANTE E PIZZARIA LOCALIZADO EM PLANALTO PR. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 29 May 2024.
Section
EIXO 1 - Artigo Completo - Estratégia e Negócios