DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DA MATRIZ SWOT EM UM RESTAURANTE E PIZZARIA LOCALIZADO EM PLANALTO PR
Abstract
O presente trabalho consiste em um estudo de caso realizado em uma empresa do ramo alimentício, localizada em Planalto, Paraná. O tema e o objetivo do estudo envolvem a análise do ambiente interno e externo da organização, bem como a aplicação posterior da Matriz SWOT. Essa ferramenta é essencial para a definição do posicionamento estratégico, que, por sua vez, é necessário para o desenvolvimento de objetivos claros. Através da Matriz SWOT, é possível revelar o posicionamento estratégico da organização no ambiente em que atua. Cabe ao gestor estabelecer objetivos alinhados com a ambição da empresa, com base nas informações obtidas por meio dessa análise. A sigla SWOT representa os seguintes elementos: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Esses quatro elementos permitem avaliar tanto questões internas da empresa quanto fatores externos que impactam seu desempenho. Portanto, a Matriz SWOT é uma ferramenta valiosa para o planejamento estratégico e tomada de decisões.